Brasil registra alta de 506% em processos por erro médico e MAPFRE reforça proteção aos profissionais

Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti. Foto/Destaque: Divulgação.

Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 506% nos processos por erro médico, com 74.358 ações judiciais, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Acompanhando os dados da entidade e tendo em vista o crescimento da judicialização da relação médico-paciente, a MAPFRE ampliou, ainda no mês de janeiro deste ano, o Seguro de Responsabilidade Civil para profissionais de saúde.  

Andrea Nogueira, superintendente de seguros massificados, conta que o país ocupa a segunda posição no ranking mundial de reclamações contra médicos e os números só crescem. Para a executiva, a companhia e os corretores parceiros têm papel essencial ao oferecerem a cobertura de RCP a fim de garantir proteção aos profissionais da área. Isso porque o produto cobre custos de defesa jurídica, indenizações e acordos extrajudiciais, o que faz com o que o médico, dentista, veterinário e outros especialistas não precisem arcar com os valores do próprio bolso. 

Ao ampliar a cobertura, a companhia incluiu danos à reputação, proteção para pessoa jurídica e indenização para herdeiros, tornando a solução completa. A indenização para herdeiros é automática e não precisa constar em nenhum campo de apólice. “Não existe um prazo para aviso, porém é necessário que os beneficiários formalizem o falecimento do segurado junto à seguradora, entrando em contato o quanto antes para garantir que toda a documentação esteja correta e, em caso de sinistro, o processo ocorra de forma ágil”, conta. 

Outro diferencial da nova versão do RCP da MAPFRE é a extensão das coberturas para o CNPJ que o profissional tem para a emissão de notas ou como parte na sociedade de um consultório ou clínica. “Caso o segurado seja o responsável por um erro, mas a reclamação ou ação judicial caia contra seu CNPJ, ele terá cobertura, e no caso de sociedade, os sócios também serão cobertos em caso de falha profissional, desde que estejam devidamente incluídos na apólice e façam parte do contrato social da empresa”, explica Andrea. 

Oportunidades para corretores

Aos corretores, a solução ampliada pode ser uma grande oportunidade para alavancar os negócios, fidelizar clientes e aumentar as vendas. Nogueira acredita que os corretores precisam estar atentos a essa demanda crescente e utilizar dados concretos a fim de sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do produto. “Mostrar estatísticas sobre a judicialização da medicina, exemplificar casos reais e destacar a segurança financeira proporcionada pelo seguro são estratégias eficazes”, afirma. 

Além da segurança financeira, o novo RCP da MAPFRE protege também a reputação do profissional e a continuidade no exercício. Para isso, ao oferecer o produto para os clientes, os corretores devem ter uma abordagem educativa baseada na realidade do setor. “Nem sempre a causa que gerou a reclamação foi um erro do profissional e nem todo erro é fruto de omissão ou dolo, mas ele precisará se defender em um possível processo para provar que não errou, não houve omissão ou dolo, e para isso, existem as despesas e custos judiciais, que o seguro ampara”, finaliza.