Foto de Kindel Media - Pexels
As vendas de carros elétricos crescem cada vez mais no Brasil. Segundo um levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), de janeiro a março de 2024, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090. Esse número representa um aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior. Com a popularização, surgem as dúvidas quanto aos cuidados necessários para ter um veículo desse tipo na garagem. Como fica o seguro e o que pode mudar na apólice?
Segundo a vice-presidente da comissão de Seguro Auto da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Keila Farias, os carros elétricos costumam receber um atendimento exclusivo pelas seguradoras. “Isso significa que, além de coberturas tradicionais básicas de colisões, roubos e acidentes, os segurados ainda podem ter serviços extras em suas apólices”, explicou.
Ainda de acordo com a vice-presidente, os modelos elétricos dispõem de serviços específicos durante 24 horas: “Entre os diferenciais oferecidos para veículos da categoria estão reparos e empréstimos de cabos de carregamento, socorro em situações de falta de carga, oficinas especializadas para reparos e pontos de recarga gratuitos.”
Entretanto, é necessário esclarecer que a cobertura depende do tipo de seguro escolhido pelo dono do automóvel e das opções que cada seguradora oferece. Em alguns casos, por exemplo, atendimentos específicos podem ser cobrados como adicionais.