Em abril, o presidente do Sindicato das Seguradoras RJ/ES, Saint’Clair Lima, e o diretor-executivo, Ronaldo M. Vilela, participaram de encontro com representantes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Junto com os delegados Vinícius Domingos e Alessandro Thiers, bem como outros delegados presentes, discutiu-se a preocupante questão da constante queda do índice de recuperação de veículos roubados no estado do Rio de Janeiro. Em 2022, o percentual de veículos roubados recuperados representou apenas 31% – o menor índice em 22 anos. Para comparação: em 2002 e 2003, esse número chegou a 56%.
“Além de preocupante do ponto de vista da própria segurança pública, a não recuperação dos veículos roubados se reflete, pelas estatísticas, em precificação mais elevada do seguro porque isso implica em indenização pela seguradora por condição contratual chamada de “perda total” do bem segurado. Neste caso, a falta de ação do estado pune duas vezes a população – na segurança e no seguro.”, explicou o diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Ronaldo M Vilela.
Como resultado das discussões com os representantes da DRFA, constatou-se que a Polícia carece de investimentos adicionais em recursos humanos e materiais para poder enfrentar uma criminalidade crescente no estado, onde a segurança pública chega a patamares inaceitáveis.