Usar a arte para sensibilizar e conscientizar. Essa foi a proposta do SindSeg MG/GO/MT/DF ao promover esquetes teatrais sobre educação no trânsito para comemorar os 10 anos do movimento Maio Amarelo. E o local escolhido não poderia ser mais oportuno: a Praça Sete, no centro da capital mineira, onde o Sindicato está sediado.
Cenas que revelam as boas e más atitudes no trânsito foram representadas de forma lúdica pelos personagens “anjinho” e “diabinho”, mostrando as duas consciências que interferem nas decisões dos condutores. “Foi uma forma descontraída e leve de apresentar como o cumprimento às leis de trânsito é assunto sério, pois esse compromisso protege sua vida e a dos outros”, explicou a produtora do elenco e coordenadora da ação, Rosalice Barreto.
As situações representaram os perigos de dirigir alcoolizado, manuseando o celular, sem capacete e cinto de segurança, bem como a importância do respeito à faixa e ao pedestre. “Escolhemos essas cenas com muito critério, uma vez que elas são relevantes para construirmos um trânsito sem acidentes e mortes”, afirmou a Superintendente do Sindicato, Cláudia Perdigão.
Alexandre Boaventura assistiu à intervenção e aprovou a ação. “Sou pedestre, motorista, motociclista e ciclista, ou seja, estou em todos os modais. Achei tudo bem disruptivo, pois fugiu do tradicional”, disse. Quem também elogiou a iniciativa foi Alexandre Coimbra. “Como pedestre, percebo que há muitos motoristas que descumprem as regras, daí a importância de ações como essa”, finalizou.
Fonte: Sindseg