Em 2023, o movimento internacional “Maio Amarelo” completa 10 anos, com o propósito de alertar a sociedade para a importância da segurança no trânsito. Em uma data tão emblemática, a Bradesco Seguros lançou uma campanha para reforçar algumas dicas para a prevenção de acidentes rodoviários.
Divulgada por e-mail e WhatsApp para corretores e canais de distribuição de seguro, assim como no portal e nas redes sociais da Bradesco Seguros, a iniciativa destaca que pequenas ações fazem a diferença. “O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre ações simples, mas importantes, que tornam o percurso mais seguro, prevenindo acidentes”, afirma a Ana Claudia Frighetto Gonzalez, Superintendente de Marketing do Grupo Segurador.
A ação apresenta dicas simples, que reforçam as principais atitudes no trânsito, como não utilizar o celular enquanto dirige, não pegar o volante se tiver bebido, usar sempre o cinto de segurança, respeitar o limite de velocidade estipulado na pista, usar sempre e corretamente a cadeirinha para crianças e respeitar a sinalização.
Outra forma de prevenir acidentes de trânsito é conferir se o automóvel está em plena condição de funcionamento. Entre as checagens necessárias no veículo estão: verificar o funcionamento dos faróis e freios, a calibragem dos pneus e alinhamento e balanceamento de direção (que deve ocorrer a cada 10 mil km); além de conferir a circulação do ar, é preciso utilizar o sistema de ventilação de forma correta, principalmente, em viagens de longa duração – a função ‘recirculação’, se for usada de forma excessiva, pode interferir na saúde dos passageiros, reduzindo o fluxo de oxigênio no interior do veículo.
Para o Superintendente Executivo de Produto Auto da Companhia, Eduardo Menezes, todos os envolvidos no trânsito – motoristas, ciclistas e pedestres – devem se atentar e agir em conjunto para evitar acidentes. “Mobilizar a sociedade e trazer ações que garantam a segurança é fundamental para reduzir acidentes e preservar vidas. É este o intuito da Bradesco Seguros”, diz o executivo.
Direção defensiva
Para reforçar a iniciativa do Maio Amarelo, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) e o Roberto Manzini Centro Pilotagem, lançou o Curso de Direção Defensiva e Contratação Consciente. A capacitação é online e gratuita e está disponível para toda a população no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no site do Senatran. O programa tem duas horas de duração e visa preparar motoristas para um trânsito mais seguro e torná-los mais prudentes ao volante. Para saber mais sobre o Curso, acesse o site da ENS.
Fonte: Bradesco Auto RE