Porto ainda enxerga espaço para mais aquisições

O CEO da Porto, Roberto Santos, concedeu uma entrevista para o NeoFeed e disse que acredita que ainda haja espaço para aquisições na companhia. “Nós fizemos movimentos nas nossas quatro verticais e temos ainda uma agenda de seguir olhando as oportunidades de mercado. Se percebermos que algo encaixa em nosso ecossistema, nosso Lego, nós faremos”, afirmou.

Em 2022, a Porto dividiu sua operação em Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviços. Com CEOs e equipes independentes, o plano era dar mais foco e autonomia para cada um desses braços. Na visão de Santos, ainda há espaço para expandir no segmento de saúde. “Temos pouco market share em saúde e este mercado ainda é muito carente de soluções tecnológicas no Brasil. O processo em seguro saúde, por exemplo, ainda é muito arcaico. Nesse contexto, ainda vejo espaço para investir em alguma insurtech com soluções que enderecem essas questões”, comentou durante a entrevista.

Em dezembro de 2022, a companhia anunciou um acordo com a Oncoclínicas para a constituição de uma joint venture em serviços médicos e oncológicos. A empresa será responsável por uma fatia de 40% da nova operação, que ainda depende de aprovação do Cade. “Nossa opção, neste caso, não foi comprar um hospital ou uma clínica. Com a Oncoclínicas, nós conseguimos uma verticalização virtual. Por meio deles, vamos conseguir oferecer uma maior qualidade no atendimento aos nossos segurados na área oncológica”, explicou.

Outro ponto que será trabalhado pela companhia é a ampliação da venda cruzada, especialmente para pessoa física. Para isso, a empresa aposta no superapp, que reúne todos os negócios da Porto e que está sendo integrado com uma plataforma batizada de Hub de Vendas. Com o conhecimento mais detalhado do perfil de cada cliente, será possível oferecer soluções que complementam a experiência do usuário. “Há dois anos, tínhamos cerca de 1,4 negócios contratados por CPF. Hoje, estamos chegando a 1,7 negócios por cliente, para uma empresa que tem 20 ofertas para pessoa física. Temos um pré-sal dentro de casa. Se eu conseguir fazer uma oferta inteligente, do produto certo, no momento certo, o céu é o limite”, disse ao NeoFeed.

Fonte: CQCS | Juliana Winge