Com atuações consolidadas em Automóvel e Saúde, as assessorias querem avançar no Vida, RC (E&O e D&O) e no Garantia em 2023, afirmam diretores em entrevista ao canal da Revista Cobertura no YouTube
Responsáveis pela produção de R$ 2,5 bilhões de prêmios em 2022, as assessorias filiadas à Aconseg-SP têm mostrado a importância e o peso do apoio oferecido ao corretor de seguros.
Segundo o 7º Relatório da Aconseg-SP - O Mercado de Assessorias e Consultorias no Estado de São Paulo, realizado pelo economista Francisco Galiza, revela os significativos números da entidade e também os desafios.
“Há um potencial nos segmentos de Pessoas. A área tecnológica é um desafio importante. Hoje, as assessorias têm uma presença maior na capital e um potencial para se desenvolverem no interior”, comentou Galiza durante a entrevista ao Tendências & Debates no canal da Revista Cobertura no YouTube.
Alberto Novais, diretor para o interior da Aconseg-SP, lembrou que as assessorias que atuam no interior veem 2023 como um ano de desafio e oportunidades. “Grandes players do mercado estão vindo para o interior de São Paulo e fazendo contratos com as assessorias. Faremos os números do interior de São Paulo crescerem – hoje a representatividade da região é de 30%”.
Ricardo Montenegro, diretor financeiro da Aconseg-SP, lembra que o trabalho feito por Francisco Galiza é uma média de todas as assessorias, mas na realidade, as empresas têm perfis diferentes. “Isso muito em função do profissional que iniciou a assessoria. São mais de 100 ramos de modalidades de seguros para podermos trabalhar. É muito complexo ter especialistas em todos os ramos de seguros”.
Em termos de produtos, a Aconseg-SP segue a busca para aumentar a participação do seguro de Vida, atualmente em 3%. “Para o próximo ano, a linha de produtos de Responsabilidade Civil – D&O e E&O – tende a crescer. Estamos em um momento muito diferente. As nossas seguradoras parceiras facilitaram o trabalho com toda a digitalização. O seguro Garantia é muito mais simples hoje do que há alguns anos. Temos muitas oportunidades para nossas assessorias, não só capacitando e treinando as suas equipes internas mas, principalmente, os nossos corretores parceiros”, destacou o presidente da Aconseg-SP, Helio Opipari Jr.
Para Jairo Christ, vice-presidente da Aconseg-SP, 2022 foi um ano de conquistas para a entidade. “Cabe a nós mantê-las e consolidar as parcerias de seguradoras grandes, respondendo à altura às seguradoras com os corretores que nós atendemos. Somos uma porta de entrada para os corretores de seguros”.
Os ramos mais importantes continuam sendo o Automóvel (52%) e o Saúde (38%). Ramos Elementares (7%), Seguros de Pessoas (3%) e os demais (1%).
A representatividade das consultorias posicionaria a Aconseg-SP hoje, entre a 15ª e a 20ª posição no ranking das maiores seguradoras do Brasil.
Marketing digital
Sobre marketing digital, Leandro Henrique, diretor administrativo da Aconseg-SP, ressaltou o desafio de implementar, cada vez mais, soluções de marketing digital. “O Relatório mostra que nós já temos assessorias com uma estrutura própria interna para gerar soluções para elas e também para os corretores parceiros. Também vimos assessorias que fazem uma parte desse trabalho dentro de casa, mas também têm agências de marketing e propaganda. Tudo isso reforça o trabalho das assessorias. Sabemos que conhecer bem de produto e vendas é bom, mas se relacionar e levar uma boa imagem é muito importante”.
“Em 2023, continuaremos a desenvolver soluções e um trabalho colaborativo dentro das assessorias porque é isso que ajuda a fortalecer cada vez mais o mercado e a levar a cultura do seguro para a sociedade”, completou Henrique.
Assista a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Evp-0IFC_HM
Fonte: Revista Cobertura