Nesta terça-feira (24) a HDI Seguros anunciou a compra das linhas de Automóvel, Vida, Empresarial, Residencial, Habitacional e Condomínio da SOMPO. Após consolidar a aquisição, a HDI passará da décima para a sétima posição no ranking geral do país. No ramo auto, a seguradora será a quarta, em residencial, sexta maior e em empresarial, salta da oitava para a segunda posição em termos de participação de mercado.
A iniciativa da Sompo Seguros faz parte da estratégia de reposicionamento por meio da qual passa a concentrar os investimentos nos produtos do segmento Corporativo, área em que mantém posição de liderança em diferentes ramos. Os termos do acordo ainda estão sujeitos à aprovação dos órgãos reguladores.
“A decisão acontece em decorrência da revisão de nossa estratégia comercial com base no atual panorama de oportunidades de negócios no Brasil, no qual a escalabilidade empresarial se tornou extremamente importante para construir vantagem competitiva. Alinhados ao planejamento da Sompo International, definimos concentrar os investimentos no desenvolvimento dos negócios voltados aos produtos de seguros corporativos”, destaca Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. “Com isso, vamos nos valer da proximidade que temos junto a uma ampla gama de corretores de seguros e clientes para alavancar nossa participação de mercado nesse segmento”.
Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros, comentou que o movimento faz parte da estratégia de negócios da HDI, que está atenta às oportunidades do mercado com foco em ser ainda mais forte e centrada nas necessidades dos clientes e corretores. A aquisição trará ganhos de escala para a seguradora e melhores produtos e condições para corretores, assessorias, parceiros e clientes. Também ampliará seu alcance e sua diversificação de portfólio, o que resulta em maior capacidade para oferecer a clientes variadas soluções em seguros.
“A operação veio num momento em que buscamos ampliar a nossa atuação no mercado. Estamos adquirindo um negócio com uma grande carteira de clientes e, como consequência, esperamos ter um aumento no número de corretores parceiros também – nosso principal e mais importante canal de vendas. Além disso, a decisão de compra mostra o quanto o Grupo Talanx, do qual fazemos parte, acredita no potencial de negócios do Brasil, o que nos deixa ainda mais confiantes para seguir em frente com nossas estratégias de crescimento”, pontuou Dal Ri.
A conclusão da transação está sujeita às aprovações regulatórias do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Agência de Serviços Financeiros do Japão.