Seguro cobre prejuízos de automóveis danificados na tragédia em Petropólis

Foi decretado estado de calamidade pública na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, após uma tempestade que atingiu a cidade na última terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, já chegou a 104 o número de vítimas fatais. No cenário de destruição é possível encontrar carros que foram arrastados pela água, outros ficaram submersos, alguns até mesmo em cima de outros veículos, além de ônibus e caminhões espalhados.

Além dos carros que foram encontrados pelas ruas, outros ficaram presos nas garagens por conta do nível de água ou queda de barreiras. “Para esses casos, o produto automóvel oferece cobertura, desde que haja a contratação específica do seguro compreensivo, que também é conhecido como seguro total ou completo”, explicou o consultor Sergio Ricardo em entrevista ao CQCS. Esse produto oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo. A cobertura compreensiva cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Em situações como a da tragédia em Petrópolis, as companhias do mercado, geralmente, criam iniciativas para oferecer suporte à população local e a seus segurados. Foi o exemplo da Tokio Marine, que reforçou a equipe de prestadores de serviços de assistência para Petrópolis e está fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos e realizando doação de água para a cidade. A companhia deslocou peritos para a região a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das Indenizações. Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e a partir desta quinta 17 já iniciaremos a abertura dos processos para e realizar a indenização  imediata. 

Outra seguradora que implementou uma ação especial foi a Porto Seguro, que mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades que sofrem com enchentes, deslizamentos e se encontram em estado de calamidade pública. A operação teve início na quarta-feira (16),  com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate — três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.

Por sua vez, a Liberty Seguros enviou uma força-tarefa para prestar o auxílio necessário para a população, além de ajudar e apoiar corretores e clientes envolvidos no desastre. A seguradora tem uma grande frota segurada na região e a prioridade neste momento é retirar os veículos danificados das vias públicas, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros. Para tal, a companhia tem trabalhado com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços.  A Liberty também disponibilizou um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto, está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.

A Bradesco Seguros, através de Rodrigo Herzog, superintendente executivo de sinistros da seguradora, informou que a seguradora deu início a uma Operação de Apoio e agilidade na liquidação de sinistros, desenvolvida para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível”.

Em parceria com a Tempo Assist, a HDI Seguros elaborou um plano de ação e se mobilizou para atender eventuais segurados que precisem dos serviços. A seguradora  desenvolveu um processo de atendimento e regulação fast track que consiste em: Criação de ilha exclusiva de atendimento nas centrais de sinistro e assistência; acompanhamento dos acionamentos dessa região com concentração de prestadores designados para a ação de emergência; reboques do Rio de Janeiro foram deslocados para reforçar a frota local. Essa frota vai ficar em Petrópolis o tempo que for necessário para o melhor atendimento dos  segurados; envio de um regulador para realizar a avaliação e definição do tipo de indenização. Para casos de veículos que não sejam Perda Total, o veículo será encaminhado para oficina. 

Como forma de agilizar os processos dos sinistros identificados, a Allianz está disponibilizando uma estrutura especial de atendimento. A seguradora viabilizou Central 24h com atendimento diferenciado para a região; deslocou colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados; agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato proativamente com os clientes para abertura do sinistro; destinou uma frota de guinchos exclusiva para região; e instituiu um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores.  

Outras seguradoras do mercado se disponibilizaram a dar suporte às vítimas e aos segurados que são região afetada pela tempestade, através do envio de equipes de prestadores de serviços e afins.

Fonte: CQCS | Carla Boaventura