SERVIÇO DE GUINCHOS - Serviços Prestados aos Segurados e Corretoras(es)

Em data de 19 de novembro corrente, encaminhamos comunicado aos nossos representados “Associados” dando conta que havíamos recebido denuncia que, o impasse comercial existente entre os proprietários de Guinchos e Seguradoras, e sobre a relação entre Corretoras/es de Seguros e oficinas mecânicas, além de trazer descontentamento dos segurados ao acionarem os serviços, ocorrendo grande decurso do tempo entre a solicitação e o atendimento dos referidos.

Ainda segundo informações por nós recebidas, a espera pelo serviço quando solicitado, tem se alongado por horas seguidas, mesmo que o evento tenha ocorrido na região Metropolitana da Grande Vitória, com bases próximas e de fácil atendimento. A maior justificativa dos guincheiros para a demora ou não atendimento, deve-se ao fato, os baixos valores pagos pelas seguradoras, que sequer cobrem os custos dos deslocamentos (combustíveis e outros).

Segundo relata a denuncia por nós recebida, relata-nos a Corretora, estão sendo violados os direitos dos segurados o que poderá acarretar em processos judiciais e denuncias ao Procon, visando reparações por danos morais e materiais, podendo atingir não só as Cias Seguradoras, como também os Corretores de Seguros.

O SINCOR-ES somente poderá intervir no impasse se tiver a solicitação de suas associadas/os, seja marcando uma reunião com as Corretoras que se sentiram afetadas pelo impasse, e após ouvirmos todos os posicionamentos, promover uma reunião com as seguradoras com as quais o Sindicato mantém parcerias visando chegarmos a um denominador comum que possa beneficiar todas as partes envolvidas,

Na sequência, estaremos passando algumas informações sobre a denuncia recebida:

- A demora e/ou não atendimento tem se tornado constante nos chamados abertos pelos segurados no Estado como um todo. Demoras essas que podem e chegam a durar de 04 a 05 horas, dependendo do local ou região, podendo inclusive a negativa do atendimento pelo prestador do serviço (guincho), causando transtornos, insegurança e consequentemente a falta de um serviços contratado. Em alguns casos em ocorrendo a negativa pelo atendimento , chega-se ao absurdo da comunicação durar cerca de 02 a 30 horas do chamado inicial, o que causa maiores transtornos em um momento de desconforto dos segurados.

- Identificamos que os problemas vem sendo causados apenas quando os chamados são provenientes das Seguradoras. Nos chamados particulares ou pela Associação, o atendimento tem ocorrido dentro de prazos aceitáveis. Em algumas situações, as Corretoras/es estão arcando com os custos para não prejudicar não só suas imagens como também das próprias Seguradoras, para que os atendimentos ocorram de imediato seus segurados, mesmo que não tenha o reembolso autorizado pelas Cias.

- Outro ponto a ser destacado, são os inúmeros processos de indenização por ausência de cobertura que foram instaurados e julgados a favor dos segurados penalizando as Seguradoras;

- Resumindo, o que conseguimos apurar, deve-se a tabela de precificação paga pelas Seguradoras, que são inferiores aos valores pagos por outros usuários dos serviços de guinchos. A nosso ver, após analisar a denúncia e os motivos do mal atendimento do serviço de guincho, deve-se os impactos que os guincheiros vem sofrendo pelo constante aumento dos combustíveis e de outros insumos que se fazem necessários as suas operações, o que faz com que a prioridade por parte dos referidos prestadores não seja ao atendimento as Cias Seguradoras e seus segurados, causando-nos transtornos diversos com o não cumprimento de uma das coberturas constante no contrato de seguro firmado com os segurados (apólice).

Voltamos a solicitar aos nossos representados, Empresas Corretoras de Seguros e Corretores de Seguros Pessoa Fisica que estão se sentindo prejudicados em sua labuta, que relatem fatos dessa ou de outra natureza ocorridas em seu árduo e cansativo trabalho de captação de novos ou renovação de suas apólices do ramo Auto, para que então como dissemos, possamos agendar uma reunião com todas as parceiras que operam com esse ramo para tentarmos chegar a uma solução para o impasse.

Não se esqueçam que SINDICATO SOMOS TODOS NÓS, E NÃO APENAS O PRESIDENTE E SUA DIRETORIA, QUE NÃO SÃO, MAS ESTÃO NOS CARGOS POR AUTORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA, E LEMBREM-SE QUE JUNTOS PODEMOS MAIS.

Aguardamos o recebimento via e-mail, presidencia@sincor-es.com.br de todos os profissionais que possam estar se sentindo prejudicados com a situação relatada, se possível indicando as Seguradoras que também estão na mesma situação, deixando claro que as informações solicitadas são para nosso uso exclusivo visando montar um dossiê para temos em mãos material suficiente para nossa atuação.

Atenciosamente

José Romulo da Silva / SINCOR-ES

PARCEIRAS QUE ATUAM NO SEGMENTO AUTO:

- HDI SEGUROS
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Autor: Site www.sincor-es.com.br