Reparo em Veículos Segurados e Sinistrados

Em data de 10 de dezembro de 2020, por solicitação da diretoria do SINCOR-ES em RD, o Sindicato encaminhou e-mail a todas as Seguradoras que operam em nosso Estado, com o seguinte teôr:

“O SINCOR-ES tem recebido constantemente reclamações das Corretoras de Seguros que operam com o ramo AUTO, no que diz respeito aos prazos estabelecidos para recuperação de VEICULOS SINISTRADOS (Segurados), mesmo que tenham sido de pequena e média monta, chegando mesmo a não conseguir em alguns casos, renovar as apólices, ou seja, levando a culpa pelo atraso no atendimento ao Segurado”.

Temos conhecimento que os atrasos são causados pela falta de peças e não pelo atendimento das Seguradora, mas sabemos também, que os Segurados não compreendem ou não querem compreender a situação que se apresenta, exigindo do profissional “CORRETOR DE SEGUROS”, uma posição e prazo para recuperação do veiculo no que diz respeito aos reparos.

Foi então sugerido ao SINCOR-ES e endossado pela Diretoria em RD no dia 08/12/2020, fosse solicitado as Seguradoras, que o prazo concedido para o “CARRO RESERVA” fosse além do contratado na apólice, até que as peças fossem entregues pelas Seguradoras ou adquiridas pelas oficinas credenciadas, e os veículos segurados reparados.

É sabido por todos nós, que nos casos relatados não existem culpados, “SEGURADOS, SEGURADORAS e CORRETORAS”, mas por certo estaríamos ao menos reduzindo a insatisfação dos segurados, se acatada nossa sugestão.

No comunicado endereçado via e-mail às Cias Seguradoras parceiras não só do SINCOR-ES como também dos CORRETORES, solicitamos que após analisada nossa proposta, fossemos posicionados pela mesma via, sendo POSITIVA OU NEGATIVA, o que para nós, seria uma resposta aos profissionais por nós representados.

POSICIONAMENTOS RECEBIDOS:

01) De uma Corretora – Única a tecer comentário sobre a nota do SINCOR-ES

Seria ótimo se as Seguradoras acatassem sua sugestão, mas acho muito improvável, pois estão mais preocupadas em arrecadar.

Eu em particular tenho reclamado muito do atendimento da assistência 24hs de algumas Cias.

A moda agora, antes de acionar o prestador estão cotando qual prestador faz preço mais em conta (isso com algumas Cias), causando atraso de até 3 hs no atendimento. Está difícil Romulo, mas a sugestão é uma boa.

02) De uma Seguradora – Somente uma teceu comentário sobre o assunto dado conhecimento pelo SINCOR-ES:

Infelizmente a pandemia acarretou um desabastecimento no mercado de peças automotivas, o que gera um desconforto para o segurado na hora do sinistro.

Estamos adequando nossos produtos e serviços a fim de minimizar os transtornos junto aos nossos segurados. Agradecemos sua colaboração e iremos encaminhar suas sugestões ao departamento competente em nossa Matriz.

03 DO SINDISEG-RJ/ES – Presidente Antonio Carlos Costa – e-mail de 14/12/2020:

Prezado Romulo. Tomamos conhecimento pelos representantes das associadas ao SindSeg RJ/ES de sua carta (e-mail) aos responsáveis pelas seguradoras que atuam no Espirito Santo a respeito do prazo para reparo em veículos sinistrados.

Dado o seu caráter, o assunto constará na pauta da próxima reunião da Diretoria do SINDISEG-RJ/ES

Obs: Vamos aguardar o posicionamento do Sindicato das Seguradoras .

Autor: Site www.sincor-es.com.br