Indicador do setor mostra volta do otimismo

De acordo com o levantamento, 90% dos corretores acreditam que a economia ficará melhor ou estável nos próximos seis meses

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), medido através de pesquisa realizada pela Federação dos Corretores, a Fenacor, na última semana de novembro, indica que o mercado de seguros está mais otimista, seja em relação ao desempenho da economia, à rentabilidade e ao faturamento do setor. Foram entrevistados corretores de seguros, seguradores e resseguradores, informa o consultor Francisco Galiza.

De acordo com o levantamento, 90% dos corretores acreditam que a economia ficará melhor (45%) ou pelo menos estável (45%) nos próximos seis meses, enquanto 10% temem um quadro pior.

Já entre os seguradores, 55% enxergam um quadro favorável para o crescimento da economia no próximo semestre e 5% projetam, inclusive, um cenário “muito melhor”. Outros 22% trabalham com a possibilidade de uma estabilidade e 18% temem um agravamento, com queda na economia.

Tanto em relação ao faturamento quanto à rentabilidade do mercado, 40% dos corretores entrevistados projetaram um quadro de crescimento e 50% responderam que não deverá haver variações em relação ao cenário atual. Também neste caso, 10% demonstraram pessimismo, aguardando até mesmo queda do faturamento.

Faturamento do setor:

Os seguradores estão mais otimistas no que concerne ao faturamento, sendo que 68% acreditam em melhoria do quadro atual e 18% na estabilidade. Apenas 14% temem um cenário pior. Quanto à rentabilidade, as respostas dos seguradores foram mais conservadoras: 50% projetam estabilidade, 27% um crescimento e 23% queda.

Autor: Sonho Seguro