Prezados(as) Corretores(as),
Considerando as diversas demandas que esta Federação e seus Sindicatos filiados vêm recebendo acerca dessa importante matéria, regulada pela Lei nº 13.709/2018, em virtude das recentes solicitações de algumas Sociedades Seguradoras às corretoras de seguros, através de seus sistemas, exigindo-lhes a assinatura ou aposição de um “de acordo” quanto à responsabilidade dos corretores manterem a confidencialidade/sigilo dos dados dos seus clientes, é importante esclarecer que, a nosso juízo, trata-se de uma atitude prematura dada a indefinição quanto à entrada em vigor do dispositivo específico da referida Lei.
Isto porque, o Governo Federal editou a Medida Provisória nº 959/2020, ainda em análise pela Câmara dos Deputados, cuja vigência perdurará até o dia 27 de agosto de 2020, pretendendo alterar a entrada em vigor da referida Lei para 3 de maio de 2021.
Nesse sentido, considerando que, por ora, alguns dispositivos da Lei nº 13.709/2018 ainda não entraram em vigor e que a análise da referida Medida Provisória, pelo Poder Legislativo, ainda pende de definição, recomendamos aos corretores de seguros que não firmem qualquer instrumento relacionado à matéria, virtude dos fatos relatados.
Por fim, salientamos que, tão logo haja uma definição clara acercadesse tema, voltaremos a transmitir as orientações pertinentes.
ENS e Fenacor anunciam programa de fidelidade para corretores
Diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy, fez apresentação com detalhes da iniciativa
Um programa de fidelidade inédito que visa impulsionar ainda mais a qualificação dos corretores de seguros no Brasil. O novo projeto, que está sendo desenvolvido pela ENS em conjunto com a Fenacor, foi divulgado em primeira mão na live Maratona de Benefícios – Qualificação Profissional, promovida pela Federação na última sexta-feira, 14 de agosto, no Youtube.
Com audiência de cerca de 400 pessoas, o presidente da ENS, Robert Bittar, anunciou a novidade. “Recentemente, ENS e Fenacor firmaram convênio extensivo a todos os Sincors para conceder descontos nos cursos da Escola aos corretores associados. Muitos deles já exerceram esses benefícios em 2019 e agora queremos avançar nesse sentido. Para 2020, estamos elaborando um programa de fidelidade no qual cada centavo que o corretor investir no seu sindicato será convertido como desconto nos cursos da ENS”, destacou.
Segundo o presidente, nenhum setor da economia cresce e se desenvolve com consistência sem mão de obra qualificada. “Os profissionais de seguros sentem a necessidade de um aprendizado continuado e a Escola é um privilégio para esse público, pois foca especificamente nos produtos em que trabalham”.
O programa está em fase final de desenvolvimento e deverá ser lançado nas próximas semanas. Bittar ressaltou ainda que as vantagens serão extensivas aos familiares e dependentes dos corretores. “Muitos querem inserir filhos e esposas para reforçar o corpo técnico da corretora, e essa é uma oportunidade”, explicou.
O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, fez uma apresentação com detalhes da iniciativa, na qual listou alguns cursos muito úteis para os corretores, como Matemática Financeira, Gestão Financeira e Planejamento de Aposentadoria.
Godoy mostrou ainda resultados recentes da Escola, além de novas soluções que a Instituição passou a oferecer nos níveis técnico, de extensão, de pós-graduações, de MBAs e em eventos. O executivo também mencionou as parcerias estratégicas em âmbito internacional, com entidades de Londres, Lisboa, Santiago e Israel, entre outros países. “No Brasil, recentemente firmamos parceria com grandes empresas de tecnologia, como a IBM, para realização de cursos, e a CECyber, que desenvolveu um simulador de ataques cibernéticos para capacitação de equipes de TI”.
Adaptação ao mundo tecnológico
A transmissão também contou com a participação do presidente da Fenacor e anfitrião, Armando Vergilio. Para ele, a pandemia do novo coronavírus tem comprovado que o corretor faz toda a diferença no setor de seguros brasileiro. “Atualização e aperfeiçoamento profissional devem ser uma constante dos corretores, para que possam atender um consumidor que está cada vez mais conectado e exigente”, afirmou.
Vergilio destacou a grande parceria que Fenacor e ENS mantêm há muitos anos e que, recentemente, foi incrementada com o projeto que estabelece uma nova relação entre ENS e Sincors. “Temos agora muito mais sinergia para ambos os lados e isso já tem funcionado. O novo convênio vai levar muito mais vantagens, benefícios e cursos a todos os nossos conveniados”.
As recentes iniciativas da ENS e a qualidade do ensino oferecido pela Instituição foram elogiadas pelo presidente da Fenacor. “A Escola já fez uma grande adaptação para o mundo tecnológico e é uma instituição de referência no Brasil, com nota 5 no MEC, tendo avançado muito no processo de disrupção. Além disso, conta com um quadro de colaboradores de altíssima qualidade e competência técnica, e com corpo de docentes bem preparado, formado por grandes personalidades do mercado”, finalizou.
Autor: Site www.sincor-es.com.br