Os seguros de automóveis continuam com a cobertura inalterada durante a pandemia do novo coronavírus, mas algumas mudanças na forma de realização do serviço tiveram que ser adaptadas devido às circunstâncias.
Todas as seguradoras entrevistadas por Autoesporte passaram a incentivar o uso de canais digitais para contatar a empresa, para evitar contatos presenciais desnecessários e agilizar o processo de resolução dos problemas.
A Porto Seguro também solicitou que todos os prestadores acima dos 60 anos de idade ou com a saúde debilitada permanecessem em casa durante o período.
Na mesma direção, os funcionários do call center da Tokio Marine estão atuando remotamente de suas casas.
Em relação às medidas de prevenção, todas afirmaram que reforçaram os protocolos de higiene. Os funcionários da Porto estão equipados com álcool em gel e máscaras e são orientados a usá-los durante os serviços, além de manterem uma distância segura dos clientes.
A empresa também afirmou que o tempo de atendimento está mais rápido, já que o trânsito diminuiu.
A Mapfre declarou que os segurados que estavam utilizando um carro reserva e não puderam devolvê-lo, não sofrerão cobranças adicionais. “O cliente deverá manter contato com a locadora para receber as orientações sobre a devolução do veículo”, completou.
Para os recém-contratantes do AutoRoubo+Rastreador da Tokio Marine, o prazo de instalação do dispositivo aumentou para 30 dias.
O que acontece com os seguros caso o governo aumente o estado de calamidade pública? E se for declarado estado de defesa ou de sítio?
Para tais situações, tanto a Porto Seguro quanto a Mapfre não têm resposta. Já a Superintendência de Seguros Privados explicou que isso deverá ser tratado no próprio ato administrativo a ser editado pelo Governo Federal.
A Tokio Marine também comunicou que não pode comentar a questão já que não há sinalização do governo. Entretanto, a seguradora relembrou que garantiu a cobertura para seus segurados mesmo nas enchentes graves que acometeram o os estados do sudeste durante o primeiros meses do ano.
“Mantivemos as coberturas e o atendimento de praxe ainda que em um cenário de grande adversidade”, disse Luiz Padial, diretor de automóvel da empresa.
Autor: Revista Auto Esporte