Por conta do isolamento social para conter o novo coronavírus, o tráfego de carros caiu 50,4% entre 18 e 23 de março em comparação com a primeira semana do mês nas principais cidades do mundo.
A maioria das pessoas está utilizando menos o automóvel, mas será que isso tem algum impacto no valor do seguro do carro?
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), os seguros tradicionais não têm previsão de desconto no período em que o segurado não utiliza o veículo.
“Uma menor incidência de sinistros num determinado exercício pode implicar na melhoria de classe de bônus futura do segurado/consumidor”, afirmou o órgão.
Já nos seguros pay per use (sob demanda), quanto menos o produto é utilizado, menor será o valor. Em muitas dessas apólices, inclusive, o valor da apólice é cobrado pela quantidade de quilômetros que o veículo roda.
A Porto Seguro informou à Autoesporte que manterá o preço de 2019 nas renovações a partir do dia 24 de abril, além de incluir a possibilidade de parcelamento em 10x sem juros para cartões de crédito a partir do dia 4 de abril.
Os novos contratantes também terão 10% de desconto se aderirem ao Cartão de Crédito Porto Seguro. Já a seguradora Tokio Marine esclareceu que pode haver reduções futuras dependendo do período de duração da pandemia.
Contatada pela Autoesporte, a Mapfre comunicou que não está oferecendo desconto, já que mantém a cobertura integral. No entanto, a empresa começou a oferecer condições especiais de renovação para apólices com vencimentos entre 23 de março e 31 de maio, como manutenção do mesmo valor do prêmio de 2019.
Autor: Revista Auto Esporte