A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) disponibiliza as orientações e os esclarecimentos abaixo a respeito da cobertura de exames e tratamentos do novo coronavírus por parte dos planos de saúde, segundo resolução normativa publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar em 13 de março de 2020 e demais instruções emitidas por órgãos de saúde competentes.
Nosso objetivo é auxiliar os beneficiários a obter a melhor assistência diante da pandemia e contar com as informações mais claras, seguras e fidedignas disponíveis no momento, sempre acompanhando as orientações oficiais e o desenrolar da doença no país.
Considerando que o conhecimento sobre a infecção pelo covid-19 ainda é um processo em construção entre as autoridades sanitárias, tanto no Brasil, quanto no resto do mundo, é importante ter presente que protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer tempo pelos órgãos públicos e regulatórios de saúde competentes.
As informações abaixo serão atualizadas de acordo com a evolução da doença e com eventuais mudanças nas orientações das autoridades de saúde do país.
1- O exame específico para detecção do novo coronavírus, o covid-19, será coberto pelos planos de saúde?
2- Todos os beneficiários de planos de saúde terão direito a fazer o exame específico para detecção do covid-19?
3- Em que situações o paciente se enquadra na definição de caso suspeito da doença?
4- Em que situações o paciente se enquadra na definição de caso provável da doença?
5- Qual a diferença entre transmissão local e transmissão sustentada ou comunitária?
6- Qualquer beneficiário pode se dirigir a um laboratório para fazer o exame específico para detecção do covid-19 a ser coberto pelos planos?
7- O que devo fazer se estiver com os sintomas do coronavírus? Devo ir direto a uma emergência hospitalar?
8- Onde o exame específico para detecção do covid-19 deve ser realizado?
9- Meu exame para o covid-19 deu positivo, ou seja, tenho o vírus. Os planos de saúde cobrem o tratamento do novo coronavírus?
10- A ANS orienta a consultar minha operadora antes de me dirigir a hospitais ou outras unidades de saúde. Onde e como consigo fazer isso?
11- Tenho uma cirurgia marcada pelo meu plano de saúde. Ela está mantida ou devo adiar?
12- Em razão da epidemia e das medidas de isolamento social, recebi orientação para evitar a ida a ambulatórios, consultórios e hospitais. Há outras formas de ser atendido, já que tenho procedimentos médicos de rotina para manter?
13- Alguns pacientes contaminados pela covid-19 estão sendo orientados a fazer isolamento domiciliar. Em vários locais, como São Paulo, as autoridades estão determinando outra medida de alcance geral: quarentena. Qual a diferença entre isolamento e quarentena?
14 - Os prazos máximos para atendimento aos beneficiários de planos de saúde mudam com o cenário do coronavírus?
Autor: Fenacor