Após rápida expansão, clínica popular busca se consolidar

Reportagem do DCI relata que, passado o boom dos novos players no mercado de clínicas populares, a expectativa é que o segmento atravesse um processo de consolidação nos próximos três anos. Com isso, a tendência é que o conceito “evolua” e influencie o mercado de saúde particular.

Na opinião da gerente de pesquisas em saúde da Frost & Sullivan, Rita Ragazzi, o modelo foi favorecido pela crise econômica e com isso o número de investidores interessados no mercado multiplicou. Passado esse primeiro momento, ela acredita que o próximo passo seja aperfeiçoar o modelo de negócio para que sobreviva no longo prazo. “Algumas vão ficar no básico, mas a tendência é que evoluam porque elas ainda vão crescer, mas o mercado estará cada vez mais competitivo”, aponta.

Hoje, as grandes redes já começaram a captar outros públicos e a oferecer um maior número de especialidades. Agora, “devemos ver cada vez mais modelos como policlínicas, centros especializados e um maior uso da tecnologia para acompanhamento do paciente ou monitoramento remoto.” Para ela, o conceito ‘popular’ ficou ultrapassado e a tendência é que até serviços de maior valor agregado com preços acessíveis passem a ser oferecidos pelas clínicas.

Outra tendência no mercado é que surjam acreditadoras e selos de qualidade próprios para o mercado. “O modelo mais descentralizado ou menos hospitalocêntrico é uma tendência mundial e as clínicas populares provaram ser viáveis e o caminho para muita gente”, descreve.

Autor: DCI via SindSegSP