• Curta no Facebook!

 

 

Empresas Coligadas

 

 

 

Notícias

 

Diretor da SUSEP afirma que Corretores vão precisar passar por adaptação

24/3/2021 - Site www.sincor-es.com.br

Compartilhe:

 

Matéria publicada pelo CQCS datada de 19/03/2021 informa que criou-se uma ideia de que a SUSEP MALTRATA OS CORRETORES, e isso não é verdade.

Eles tem um papel fundamental, mas vão precisar passar por adaptações, a afirmação foi feita pelo diretor da SUSEP, Igor Lourenço ao participar no dia 16 de março do ano em curso, de mais uma edição do “Café com Seguro Live”, realizada pela ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), no qual foi discutido o tema, “Seguros de Danos – Desregulamentação das Bases Contratuais.

Ele destacou que a Susep criou um sistema de corretores que viabilizou um recadastramento nacional, com segurança da informação, carteira digital, reconhecimento facial, algo que está no caminho desse processo de modernização.

Para o diretor da Susep, nesse contexto, os corretores de seguros que se adaptarem mais rapidamente a essas mudanças estarão em destaque. “Existe o receio, mas o momento traz grandes oportunidade, acrescentou.

Lourenço enfatizou ainda a importância dos trabalhos da Susep para os corretores de seguros. “O processo de mudança é para todos”, sintetizou.

Já o especialista Walter Polido, professor e diretor da Conhecer Seguros, assinalou que o espaço do corretor de seguros está assegurado na distribuição desses produtos. “O corretor está em absolutamente tudo”, acentuou.

Para Polido, esse processo está sendo feito na visão do consumidor, que paga o prêmio e o serviço da corretagem. Nesse contexto, alertou quem, certamente haverá mais demanda por conhecimento e especialização dos corretores. A posição de quem atua com produtos padronizados, e se posiciona como mero intermediário, não vai funcionar. Esse corretor não vai mais falar apenas de preço, mas analisará e falará de riscos e de coberturas, destacando as diferenças dos produtos de cada companhia.

Por fim, Polido disse, que naturalmente, todos os corretores de seguros terão que passar por uma reciclagem. Está na hora de acordar, de fazer treinamentos e buscar sua promoção individual. Observou.

COMENTÁRIOS DO PRESIDENTE DO SINCOR-ES A MATÉRIA PUBLICADA PELO CQCS EM 19/03/21 - TRANSCRITA NA INTEGRA. 

01) Na abertura da fala do diretor da Susep, diz que a Autarquia maltrata os Corretores e isso não é verdade. Permitimo-nos discordar da falácia publicada na matéria, senão vejamos:

- Revista Sincor-ES - edição de maio de 2020 – nº 272: Descrédito de Solange Vieira com os Corretores de Seguros, que cada vez tem menos aprovação dos corretores de seguros devido a uma série de ações da Autarquia que prejudicam a categoria. Veja a linha do tempo das ações da sra. Solange Vieira, Superintendente da Susep desde que assumiu, em fevereiro de 2019:

 a) Novembro de 2019 (a surpresa) quando a Autarquia anunciou que a categoria deixaria de ser regulamentada. Logo depois o Governo incluiu os profissionais na MP 905/19, a pedido de quem?

b) Fevereiro de 2020 - Justificativa: Em entrevista ao Valor Econômico, Solange Vieira criticou o mercado chamando-o de concentrado e obsoleto, e que o setor é pouco transparente e tem baixo uso de tecnologia. Após a publicação da matéria, os corretores criaram um abaixo assinado reivindicando a saída de Solange Vieira da SUSEP. No dia 12 do mesmo mês a autarquia publicou um texto explicando que a extinção do registro de corretores iria desburocratizar o mercado dando mais oportunidades aos jovens profissionais. Relatando uma nova mentira, ou seja, que as comissões eram altas nos produtos de Garantia Estendida, mas não explicou que em quase a totalidade da modalidade era realizada em vendedores de lojas de departamento.

c) Março de 2020 - Fim do Dialogo: Após a sequência de desentendimentos a Susep informou que as seguradoras devem informar a comissão dos corretores aos segurados a partir de julho. Os corretores criaram um abaixo assinado contra a divulgação. Entretanto a Superintendente não divulgou as despesas administrativas com a manutenção das corretores, e que o cliente terá assistência de seu corretor ao tempo em que vigorar o seguro (12 meses).

d) Queda da MP e a volta do Recadastramento: Retirada de Pauta a MP-905/19, a Susep voltou a regulamentar a profissão: Os corretores devem se recadastrar até 31/07 para não perderem o registro, quando milhares de profissionais tinha se recadastrado junto ao Ibracor e pago uma taxa de inscrição. Ou seja a Susep autorizou o Ibracor a cadastrar e recadastrar a categoria para logo em seguida desfazer o que havia combinado e definido 

Poderíamos nos alongar em muito para falar sobre o descrédito que a categoria tem pela SUSEP e sua Superintendente, Sra., Solange Vieira, mas para não sermos cansativos, vamos ficar por aqui, pois caso contrário, teríamos que editar uma especial de nossa revista tratando deste e outros assuntos que vem afetando nossa profissão.

Sugerimos aos colegas e demais leitores que tiverem interesse em conhecer um pouco mais desta injusta perseguição que a categoria vem sofrendo por parte da Superintendente da Susep, a qual ainda não conseguimos entender, que acessem nosso site: www.sincor-es.com.br, e consultem as últimas 12 edições da revista Sincor-ES, e ali encontrarão outro tanto de matérias a respeito da falácia do diretor da Autarquia.

Com relação a fala do Senhor Walter Polido, podemos afirmar sua total coerência com a nossa realidade, e por isso mesmo, o SINCOR-ES em parceria com o CVG-ES e as SEGURADORAS PARCEIRAS, vem promovendo ao longo dos últimos anos, treinamentos presenciais sobre os procedimentos a serem adotados pelos Corretores, que para nós deveria ser conhecida como “CONSULTORES DE SEGUROS”. Em 2021, já fizemos reuniões virtuais com os executivos das Seguradoras no sentido de montarmos Lives sobre coberturas securitárias que mais interessam aos corretores e ao mercado Capixaba como um todo. Sugerimos aos nossos representados que nos dessem suas opiniões, sugestões e críticas sobre nossa proposta, para que de posse das mesmas pudéssemos ou possamos elaborar os calendários, buscando sempre nossos principais objetivos, capacitação dos profissionais da Corretagem e por conseguinte as melhores coberturas a serem oferecidas aos clientes

COVID-19 – PROTEJAM-SE, USEM MASCÁRAS, UTILZEM ALCOOL GEL OU 70” E EVITEM AGLOMERAÇÕES -  SOMENTE ESTE ANO, PERDEMOS CERCA DE 05 COLEGAS E TEMOS OUTROS INTERNADOS.