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Seguradora é pioneira no Brasil em tecnologia para cotação e emissão de apólices

27/11/2017 - CQCS l Ivan Netto

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A Sompo Seguros é a primeira seguradora do Brasil a utilizar a tecnologia Chatbot para contratação de seguros. O anúncio foi feito esta semana pela companhia, que passou a  disponibilizar ferramenta que reduz o tempo de emissão de apólice de forma significativa, além de agilizar o processo de contratação e garantir um serviço de mais qualidade. O objetivo é dinamizar o fechamento de negócios e incrementar ainda mais o relacionamento com corretores de seguros e segurados. A solução é um programa de computador que simula o atendimento de um ser humano na conversação com as pessoas. 

“O foco em permitir que os corretores possam prestar um atendimento mais eficiente aos seus segurados, reduzindo os deslocamentos e prestando remotamente, um maior número de atendimentos diários, é um fator determinante para o aumento das possibilidades para mais fechamentos de negócios”, ressalta Wander Bringhenti, Diretor de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros.

Numa primeira etapa, o serviço de bate-papo vai ser disponibilizado para a contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas (Licitante e Executante), e pode ser acessado pelo aplicativo Telegram. A ideia é trazer mais funcionalidades e viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros. Com isso, a Sompo pretende otimizar tempo e recursos enquanto dinamiza o atendimento, traz mais comodidade e oportunidades de vendas ao corretor, além de garantir um serviço de mais qualidade para o segurado.

Um dos pontos principais desse assistente virtual é a agilidade dos atendimentos solicitados, o que contribui com a melhoria da eficiência de atendimento da Sompo, além de trazer mais agilidade para os corretores e contribuir para a fidelização dos segurados.

O Chatbot desenvolvido e utilizado pela equipe da Sompo Seguros utiliza a plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM, Watson, que é hospedada em nuvem. A cada interação, o recurso consulta a base de conhecimento gerada pela área especialista, que também é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma.